BUSCA POR PALAVRA CHAVE    
BUSCA POR TEMA    
NOSSO OBJETIVO
O QUE É FILOSOFIA?
VIRTUDES
VÍCIOS
TEXTOS DE FILÓSOFOS
EDUCAÇÃO
PEQUENOS TEXTOS
REFLEXÕES SOBRE
GRANDES PENSADORES

CONFIRA OS TEXTOS:
MAIS LIDOS
DESTAQUES
Pitágoras

Pitágoras – Filósofo grego

 

Pitágoras foi um filósofo, matemático e cientista pré-socrático que nasceu em torno de 580 a.C, em Samos, uma ilha do mar Egeu, sudeste da cidade de Atenas; diz-se que morreu por volta do ano 495 a.C, na idade de 85 anos.

O nome Pitágoras ou Pyth-agore (Pythagoras, em greco), significa etimologicamente: “aquele que foi anunciado pela Pítia” [Pitonisa], decorre da anunciação de seu nascimento feito a seu pai, quando de sua viagem a Delfos.

A vida enigmática de Pitágoras dificilmente permite esclarecer a história desse reformador religioso, matemático, filósofo e taumaturgo(...).

Heródoto o menciona como “um dos maiores espíritos da Grécia, o sábio Pitágoras.”[1] Ele conserva um grande prestígio; Hegel dizia que ele foi “o primeiro mestre universal”.[2]

De acordo com Heráclito du Pont, Pitágoras seria o primeiro pensador grego a ter qualificado a si mesmo como “filósofo”.[3]

Fundou uma escola em Crotona (colônias gregas na península itálica), cujos princípios foram determinantes para a evolução geral da matemática e da filosofia ocidental sendo os principais temas a harmonia matemática, a doutrina dos números e o dualismo cósmico essencial.

Os pitagóricos interessavam-se pelo estudo das propriedades dos números. Para eles, o número, sinônimo de harmonia, constituído da soma de pares e ímpares - os números pares e ímpares expressando as relações que se encontram em permanente processo de mutação -, era considerado como a essência das coisas, criando noções opostas (limitado e ilimitado) e sendo a base da teoria da harmonia das esferas.

Segundo os pitagóricos, o cosmo é regido por relações matemáticas. A observação dos astros sugeriu-lhes que uma ordem domina o universo. Evidências disso estariam no dia e noite, no alterar-se das estações e no movimento circular e perfeito das estrelas. Por isso o mundo poderia ser chamado de cosmos, termo que contém as ideias de ordem, de correspondência e de beleza. Nessa cosmovisão também concluíram que a Terra é esférica, estrela entre as estrelas que se movem ao redor de um fogo central. Alguns pitagóricos chegaram até a falar da rotação da Terra sobre o eixo, mas a maior descoberta de Pitágoras ou dos seus discípulos (já que há obscuridades em torno do pitagorismo, devido ao caráter esotérico e secreto da escola) deu-se no domínio da geometria e se refere às relações entre os lados do triângulo retângulo. A descoberta foi enunciada no teorema de Pitágoras.

 

Fontes de consultas: http://fr.wikipedia.org/wiki/Pythagore#cite_note-1

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pitágoras

 

 



[1] Hérodote, L'enquête, IV, 95, Gallimard, coll. "Folio", t. I, p. 401.

[2] Voir page 72-73 in Leçons sur l'histoire de la philosophie, Tome I, G.W.F. Hegel, (traduction Garniron), Vrin, 1971.

[3] Héraclide du Pont, fragment 88.

topo da página imprimir indicar
O conteúdo deste site é livre de direitos para divulgação, desde que gratuita. Pede-se que sejam mantidos os devidos créditos.