BUSCA POR PALAVRA CHAVE    
BUSCA POR TEMA    
NOSSO OBJETIVO
O QUE É FILOSOFIA?
VIRTUDES
VÍCIOS
TEXTOS DE FILÓSOFOS
EDUCAÇÃO
PEQUENOS TEXTOS
REFLEXÕES SOBRE
GRANDES PENSADORES

CONFIRA OS TEXTOS:
MAIS LIDOS
DESTAQUES
Platão

PLATÃO – Filósofo grego

 

Nasceu em Atenas em 428/427 a.C, e morreu em 348/347 a.C.

Foi um filósofo grego contemporâneo da democracia ateniense e dos sofistas, os quais ele critica vigorosamente. Retoma o trabalho filosófico de alguns de seus predecessores, especialmente de Sócrates, Parmênides, Heráclito e Pitágoras, a fim de elaborar seu próprio pensamento que explora a maioria dos campos importantes, notadamente a metafísica, a ética, a estética e a política.

Sua obra, composta quase exclusivamente de diálogos, é de uma grande riqueza de estilo e de conteúdo e produz, sobre numerosas questões, as primeiras formulações clássicas de grandes problemas da história e da filosofia ocidentais. Cada diálogo de Platão interroga sobre um assunto, por exemplo o belo e a coragem. O pensamento de Platão não é monolítico: uma parte de seus diálogos resultam em aporias filosóficas (ou seja, dificuldade de solução de um problema, figura de retórica em que se simula uma hesitação, uma dúvida), e seus diálogos que trazem uma solução aos problemas propostos não constituem uma resposta única e definitiva.

Platão é o inventor da teoria das Formas, mais comumente chamada de teoria das ideias, que interpreta o mundo sensível como um conjunto de realidades que participam de seus modelos imutáveis. A Forma suprema é, segundo o contexto, ora o Bem, ora o Belo.

A filosofia política de Platão considera que a Cidade justa deve ser construída conforme o modelo do Bem e si.

Seus principais interesses: Metafísica, Cosmologia, Arte, Ética, Política, Estética, Retórica, Linguagem, Dialética.

Principais ideias: Dialética, Maiêutica, Alegoria da caverna, Teoria das Formas, Participação, Reminiscência, Imitação, Filósofo-Rei.

Principais obras: O Banquete, A República, Fédon, Teetéto, O Sofista.

Foi influenciado por: Pitágoras, Parmênides, Sócrates, Homero, Hesíodo, Heráclito, Aristófanes, Protágoras de Abdera, Mistérios egípcios, Orfismo.

Influenciou: A maior parte da filosofia ocidental;  Aristóteles, Cícero, Plutarco, Santo Agostinho, Descartes, Hobbes, Leibniz, Newton, Jonh Stuart Mill; uma parte da filosofia islâmica.

Adjetivos derivados de sua filosofia: Platonismo, Platônico.

 

Fontes de pesquisa:

http://fr.wikipedia.org/wiki/Platon

http://pt.wikipedia.org/wiki/Platão

 

topo da página imprimir indicar
O conteúdo deste site é livre de direitos para divulgação, desde que gratuita. Pede-se que sejam mantidos os devidos créditos.