BUSCA POR PALAVRA CHAVE    
BUSCA POR TEMA    
NOSSO OBJETIVO
O QUE É FILOSOFIA?
VIRTUDES
VÍCIOS
TEXTOS DE FILÓSOFOS
EDUCAÇÃO
PEQUENOS TEXTOS
REFLEXÕES SOBRE
GRANDES PENSADORES

CONFIRA OS TEXTOS:
MAIS LIDOS
DESTAQUES
Filosofia e felicidade - Epicuro

FILOSOFIA E FELICIDADE

 

Epicuro


            Quando se é jovem não se deve renunciar a filosofar; e quando se é velho não se deve deixar de filosofar: pois jamais é muito cedo ou muito tarde para trabalhar pela saúde da alma. Ora, quem diz que a hora de filosofar ainda não chegou, ou já passou para ele, assemelha-se a um homem que diz que a hora de ser feliz ainda não veio para ele, ou que já se foi. O jovem e o velho devem então, um e outro, filosofar: o velho, para rejuvenescer ao contato do bem; para rememorar os dias agradáveis do passado; o jovem, a fim de estar, embora jovem, tranquilo como um ancião em face do futuro. Por conseguinte, é preciso meditar sobre as causas que podem produzir a felicidade, uma vez que, quando ela está em nós, temos tudo, e quando ela nos falta, fazemos tudo para conquista-la.

 

Fonte : Épicure – Lettres et maximes, Librio – texte intégral. Lettre à Ménécée sur le bonheur. Traduzido do francês pela Equipe Filosofia no ar.

topo da página imprimir indicar
O conteúdo deste site é livre de direitos para divulgação, desde que gratuita. Pede-se que sejam mantidos os devidos créditos.