BUSCA POR PALAVRA CHAVE    
BUSCA POR TEMA    
NOSSO OBJETIVO
O QUE É FILOSOFIA?
VIRTUDES
VÍCIOS
TEXTOS DE FILÓSOFOS
EDUCAÇÃO
PEQUENOS TEXTOS
REFLEXÕES SOBRE
GRANDES PENSADORES

CONFIRA OS TEXTOS:
MAIS LIDOS
DESTAQUES
Isaac Newton

Isaac Newton – físico, matemático, astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo inglês.


Sir Isaac Newton nasceu a 4 de janeiro de 1643 G, em Woolsthorpe-by-Colsterworth, Ingraterra, e morreu a 31 de março de 1727 G., em Londres.

Figura emblemática das ciências, é reconhecido principalmente por ter fundado a mecânica clássica, por sua teoria da gravitação universal e pela criação, em concorrência com Leibniz, do cálculo infinitesimal. Em óptica, ele desenvolveu uma teoria da cor baseada na observação segundo a qual um prisma decompõe a luz branca em um espectro visível. Inventou também o telescópio de reflexão composto de um espelho primário côncavo, chamado telescópio de Newton.

Em mecânica, estabeleceu as três leis universais do movimento que são, com efeito, princípios à base da grande teoria de Newton relativa ao movimento dos corpos, teoria hoje denominada “mecânica newtoniana”, ou ainda, “mecânica clássica”.

Newton mostrou que o movimento dos objetos sobre Terra e dos corpos celestes é governado pelas mesmas leis naturais; baseando-se nas leis de Kepler sobre o movimento dos planetas, desenvolveu a lei universal da gravitação.

Sua obra Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica[1], escrita em 1686, é considerada como uma obra essencial na história da ciência. É nesta obra que ele descreve a gravitação universal, formula as três leis do movimento e lança as bases da mecânica clássica. Newton também realizou pesquisas nos domínios da teologia e da alquimia. Ele foi profundamente religioso em toda sua vida. Filho de puritanos, passou mais tempo no estudo da Bíblia do que da ciência. Em 1699 foi nomeado membro da Royal Society, eleito seu presidente em 1703, permanecendo no cargo até sua morte. 

Em uma pesquisa promovida pela Royal Society, Newton foi considerado o cientista que causou maior impacto na história da ciência. De personalidade sóbria, fechada e solitária, para ele, a função da ciência era descobrir leis universais e enunciá-las de forma precisa e racional.

Newton foi respeitado como nenhum outro cientista, e sua obra marcou efetivamente uma revolução científica.

Seus estudos foram como chaves que abriram portas para diversas áreas do conhecimento cujo acesso era impossível antes dele.

 

Fontes de consulta para esta biografia: http://fr.wikipedia.org/wiki/Isaac_Newton e

            http://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Newton

 

            Eis algumas citações de Isaac Newton, sobre Deus:

 

“É difícil banir Deus completamente. Ele sempre retorna humildemente disfarçado sob um nome ou outro e, sob o nome que escolhemos, ele se faz amar sem que o saibamos.” (http://www.evene.fr/citations/isaac-newton)

 

***

 

“Deus não é a eternidade, não é o infinito, mas é eterno e infinito. Ele não é nem a duração nem o espaço, mas existiu em todos os tempos e sua presença está em toda parte.” (http://www.evene.fr/citations/isaac-newton)

 

 



[1] Princípios Matemáticos da Filosofia Natural.



É difícil banir Deus completamente. Ele sempre retorna humildemente disfarçado sob um nome ou outro e, sob o nome que escolhemos, ele se faz amar sem que o saibamos. Isaac Newton
topo da página imprimir indicar
O conteúdo deste site é livre de direitos para divulgação, desde que gratuita. Pede-se que sejam mantidos os devidos créditos.