BUSCA POR PALAVRA CHAVE    
BUSCA POR TEMA    
NOSSO OBJETIVO
O QUE É FILOSOFIA?
VIRTUDES
VÍCIOS
TEXTOS DE FILÓSOFOS
EDUCAÇÃO
PEQUENOS TEXTOS
REFLEXÕES SOBRE
GRANDES PENSADORES

CONFIRA OS TEXTOS:
MAIS LIDOS
DESTAQUES
Não se leve a sério - J. C. Ismael

NÃO SE LEVE A SÉRIO

 

Viver com seriedade e ao mesmo tempo não se levar a sério são conceitos complementares, embora um pareça excluir o outro. Viver com seriedade significa ter caráter firme e incorruptível, ter opinião própria, amparada por argumentos racionais, e um profundo sentimento de vergonha que impeça a prática de atos contrários à razão e à dignidade humanas. A vida séria, vivida com determinação e autocontrole, contém os preceitos básicos que faltam à vida indigna, conformada que está em nada ousar, nada criar e nada esperar de si mesma. As pessoas que a cultivam, ou seja, as cheias de si, representam um grande mal: são parasitas que, nada contribuindo para o aperfeiçoamento espiritual da humanidade, mostram-se incapazes de se examinar e assim mudar o rumo da sua vida, dando-lhe um significado mais profundo que o de ser apenas serva da perpetuação, triste e conformada, da espécie.

É fácil reconhecer quem se leva a sério: é incapaz de um gesto de humildade, de admitir os seus erros. Quando raramente o faz, justifica-se dizendo que foi induzido a praticá-lo, fugindo à responsabilidade em qualquer situação. Uma pessoa cheia de si não pode impor respeito, porque se considera o centro de todas as coisas e a sede soberana da razão, não deixando espaço para nenhum entendimento humilde com o mundo, que julga ser um simples espectador passivo da sua vontade. Não pode também esperar nenhum aplauso, mesmo que pratique algum ato útil, porque é indisfarçável que o praticou mais como meio de valorizar a própria vaidade do que de ajudar quem quer que seja.

Por sua vez, aquele que não se leva a sério deve estar entre os mais sábios dos sábios, e, como tal, vive a vida com suprema dignidade. Não se levar a sério significa questionar constantemente os próprios valores, trocando-os por outros sempre que isso possa enriquecer o conhecimento, mas significa principalmente encarar a vida com humor, transmitindo-o aos que o cercam como antídoto para os inevitáveis sofrimentos do cotidiano. As pessoas mais sábias são as que se conhecem profundamente, e por isso alcançaram a paz interior refletida no sorriso permanente de quem atingiu a sabedoria de não se encarar com seriedade.

Sabem que a verdade última nunca será alcançada, e que levar-se a sério equivale, entre outras coisas, a ter a certeza de encontrar tal verdade. Quanto mais instruída é uma pessoa, menos a sério ela se leva, porque o conhecimento descoberto e adquirido torna nítidas a efemeridade de todas as coisas, a luta insana pela posse de bens materiais e a busca obsessiva da satisfação dos sentidos.



Texto extraído do livro: Sócrates e a arte de viver, de J. C. Ismael, Ed. Ágora.



As pessoas mais sábias são as que se conhecem profundamente...
topo da página imprimir indicar
O conteúdo deste site é livre de direitos para divulgação, desde que gratuita. Pede-se que sejam mantidos os devidos créditos.